domingo, 5 de setembro de 2010

Zé Roberto repudia 'apadrinhamento' e pede paciência e carinho com as levantadoras

A seleção feminina se apresenta em Saquarema para a última fase de treinamentos antes do campeonato mundial do Japão. Em entrevista ao blog, o treinador José Robero Guimarães, disse que vai esperar até a data limite pela recuperação de Paula Pequeno, afirmou que Jaqueline é uma das jogadoras mais importantes na atualidade, criticou os métodos de classificação para o Grand Prix e pediu paciência e carinho com as levantadoras Dani Lins e Fabíola. Segundo Zé Roberto, para ser campeão mundial, o Brasil terá que ser versátil e não contar somente com 6 jogadoras.

Você consegue encontrar alguma explicação para os casos da Mari e da Paula ?

Não. Mas também não acho que tenha sido mau-olhado em relação as jogadoras. Simplesmente aconteceu. Foi realmente muita falta de sorte perder duas atletas tão importantes na fase final de um campeonato tão difícil como o Grand Prix.

Você acha que a Paula estará no mundial ?

A Paula sempre foi uma guerreira e espero que sim. Geralmente ela se recupera antes do tempo previsto, essa é a nossa esperança. Mas vou esperar pela Paula até o último momento, ou seja, a nossa data limite. Se der, ótimo, caso contrário vamos valorizar o grupo que reprsentará o Brasil.

E como foi a perda da Mari ? O que significa ?

A Mari é uma jogadora espetacular e foi uma perda enorme. Mas precisamos aprender a nos preocupar com o ser humano Mari primeiramente e não com a jogadora Mari. Minha preocupação sempre foi a integridade física dela e de qualquer outra jogadora. Ela é jovem e vai dar a volta por cima, tenho certeza. Tinha muita esperança que ela não tivesse rompido, mas agora é se concentrar na recuperação dela e a Mari estará sempre com a gente.

Sem a Mari e não podendo contar com a Paula você vai escalar a Natália ?

A Natália já está sendo preparada faz tempo. Se engana quem pensa que ela não treina passe na seleção. Ela e a Joycinha sempre treinaram passe e vão continuar treinando. A Natália tem um potencial espetacular e se for escalada vai dar conta do recado. Mas não podemos jogar a responsabilidade e toda a carga de um mundial em cima dela. Isso seria injusto e prejudicial para a atleta.

A Jaqueline seria a outra ponteira ?

Sim. A Jaqueline é uma jogadora fundamental no esquema da seleção. Ela foi muito bem no ataque, dá volume de jogo e equilíbrio no passe.

O que esperar da Fernanda Garay ?

Espero que ela possa se dedicar e aproveitar a chance de treinar novamente na seleção. Nós conhecemos a Fernanda que esteve com a seleção no ano passado, mas agora as circunstâncias são diferentes. O tempo é curto e não daria para observar mais jogadoras, por isso a Fernanda foi chamada.

Quais os fundamentos que a seleção precisa evoluir para o mundial ?

A defesa. Precisamos defender mais no mundial. Mas no geral, penso que a seleção foi bem no Grand Prix. O que vamos precisar entender é que todas as jogadoras são importantes e precisam estar preparadas para jogar. Não se ganha o mundial com 6 atletas e na seleção vai jogar quem estiver melhor.

Porque você diz isso ?

Li que você escreveu que a Natália rende mais quando começa jogando e não quando entra durante as partidas. Não pode e não será assim. A jogadora precisa render o mesmo jogando de cara ou substituíndo uma companheira. Imagina se eu só puder contar com atletas que joguem desde o início ? Não dá. Isso não existe. Quero e preciso ter um grupo versátil nas mãos e as jogadoras podendo ser aproveitadas em diversas posições, duas pelo menos. A jogadora precisa brigar para ser titular e não se acomodar.

E o que existiu de verdade sobre a volta da Fofão ?

A Fofão teve a chance de voltar e não quis. Hoje não daria mais. Estaria indo contra os meus princípios.

Por falar em levantadora quem é a titular no momento ?

A Fabíola está um degrau acima. A Dani precisa correr atrás e não que ela esteja desmotivada, pelo contrário. Mas é uma briga leal e dentro de quadra. Fora de quadra as duas se ajudam bastante e uma incentiva a outra. Se não gostasse da Dani como muitos dizem, não teria convocado.

E porque a Fabíola é titular então ?

Como disse antes, ela está um pouco na frente da Dani apenas. A Fabíola subiu muito de produção, tem força de vontade e tem a incrível capacidade de chegar de toque em todas as bolas. É raro ver a Fabíola levantar de manchete. Poucas vezes vi uma levantadora chegar tão inteira nas bolas e ela tem essa vantagem. A seleção e especialmente as duas levantadoras necessitam de muito carinho e a gente precisa ter paciência com elas.

E a história do 'apadrinhamento' da Fabíola ?

Você me conhece e sabe que isso não acontece. O Pauo Coco e o Claudinho são importantes na comissão, me ajudam bastante, mas a decisão é minha. Jamais colocaria uma jogadora para jogar por 'apadrinhamento'. Fico triste que ex-jogadoras pensem assim.

O que você achou da convocação da Carolina Costagrande na Itália ?

Ótimo para elas. Trata-se de uma bela jogadora, quase completa. Certamente a Itália ficará ainda mais forte com a presença dela em quadra.

E quem sai para ela jogar ?

A Piccinini.

Você fez várias críticas ao Grand Prix. Pensa em jogar ano que vem ?

Sim, mas muita coisa precisa mudar. Não dá para jogar 5 jogos em 5 dias, isso é desumano com o atleta. E outra coisa. O nosso classificatório para o Grand Prix tem que ser jogado na América do Sul e não na Copa Pan-Americana. O Brasil faz parte da América do Sul. Esse tal de Cristóbal da Norceca e da República Dominicana pensa que manda e desmanda, mas não será assim com o Brasil. Ele que nos trate com mais respeito. Se tiver que jogar com juvenil novamente, vamos jogar. Até que eles mudem esse critério absurdo de nos colocar na América Central.

Fonte: Blog Bruno Voloch

Nenhum comentário:

Postar um comentário